pandemia

Sem aulas presenciais, alunos vão à escola usar computador e internet

18.409

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Renan Mattos (Diário)

Na manhã de hoje, quando as aulas presenciais do 6º ao 9º ano e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino deveriam iniciar, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias estava praticamente vazia. Além funcionários limpando e organizando as salas com classes distantes, marcando o chão com idicarodes de distanciamento e instalação de equipamentos para aulas remotas, cerca de seis professoras estavam em uma sala organizando as tarefas entregues aos estudantes que estão desenvolvendo as atividades escolares em casa.

A diretora Silvia Beatriz Silva informou que dos 580 alunos atendidos, cerca de 30 não possuem condições de assistir às aulas pela internet. Para ajudá-los, é oferecido um período na escola para que usem o equipamento da instituição. 

Santa Maria recebe carga com 840 doses da vacina da Pfizer

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

É o caso dos alunos Samuel Bittencourt, 12 anos, do 6º ano, e Roberto De Ávila, 14, do 7º. Eles estavam, cada um em uma sala, realizando as atividades do dia. Mesmo com a vontade de ter aulas junto dos colegas e dos professores, os dois concordam que é preciso ter cautela:

- Com o professor perto é mais fácil de entender, de tirar dúvidas - disse Roberto (foto a cima.), enquanto lia as questões do teste de artes.

Compenetrado nas questões de matemática, Samuel (foto abaixo) entende que apesar da saudade do encontro com os colegas, é preciso se cuidar.

- É um pouco mais difícil sem o professor perto, mas também é perigoso estar perto - resumiu o jovem antes de voltar ao exercício de identificar centenas, dezenas e unidades em números.

Doações de equipamentos podem ser feitas à escola. Quem quiser contribuir deve entrar em contato pelo telefone (55) 3311-6333

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Idosos, pessoas com deficiência e com comorbidade podem se vacinar nesta terça

AULAS PRESENCIAIS
O retorno é facultativo e escalonado de modo que não haja lotação de alunos nas escolas. Desde o final de fevereiro, a prefeitura disponibilizou um formulário online para que os responsáveis preenchessem o interesse de retomada ou não do ensino presencial.

A determinação é que o atendimento presencial seja, no mínimo, duas vezes por semana para cada turma. As atividades não devem passar de, no máximo, três horas. Na Educação Infantil e nas escolas de tempo integral e com dias alternados, a prefeitura recomenda a ampliação do tempo de permanência gradativamente conforme a adaptação das crianças e dos recursos materiais e humanos de cada escola.

Por e-mail e com mediação da assessoria de imprensa, a secretaria de Educação disse que pretende se reunir com o Sinprosm ainda nesta semana e reiterou que, ainda em abril, ingressou com pedido junto ao Supremo Tribunal Federal para vacinar os docentes. Ainda segundo a prefeitura, mesmo com a greve ambiental, sem aula presencial, oito escolas da rede municipal tem casos de Covid-19 entre a comunidade, segundo a prefeitura. São elas: EMEF Euclides da Cunha, EMEF Padre Nóbrega, EMEF Duque de Caxias, EMEF João Pedro Menna Barreto, EMEI Glaci Correia da Silva, EMAI - Aprendizagem Industrial, EMEF Lívia Menna Barreto e EMEF Padre Gabriel Bolzan.

Apesar de estar na lista de casos de Covid-19, os casos da Duque de Caxias não têm relação com alunos ou trabalhadores que frequentam a escola. São três confirmações em professoras e pelo menos três em estudantes, segundo a direção. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM divulga lista de classificados na segunda chamada oral

Próximo

Cruz Alta suspende aulas presenciais na rede municipal

Educação